sábado, 27 de outubro de 2012

Maiores torturas

Uma pesquisa coordenada pela Igreja Católica com documentos produzidos pelos próprios militares identificou mais de cem torturas usadas nos "anos de chumbo" (1964-1985). Contando com a "assessoria técnica" de militares americanos que ensinavam a torturar, grupos policiais e militares começavam a agredir no momento da prisão, invadindo casas ou locais de trabalho.
Em 1969, a tortura teve seu período mais difícil no país, onde os principais tipos de tortura eram a Cadeira do Dragão  que era uma cadeira eletrizada onde os presos eram obrigados a sentar nela nus, e quando a eletricidade era ligada, eles levavam choques por todo o corpo.
Havia também a Geladeira  onde presos nus eram colocados em uma cela pequena, de forma que eles não pudessem ficar em pé. A temperatura do local era alternada entre muito fria e muito quente e muitas vezes, eles tinham que ficar lá por varios dias.
O Arrastamento pela viatura onde a vítima era amarrada no carro, sendo arrastada e obrigada a inalar o gás que saía pelo escapamento da viatura, também era uma técnica comum.
Por último e pra mim a pior era a Coroa-de-Cristo ou Capacete,  que era basicamente um anel metálico, colocado na cabeça do torturado, que tinha um mecanismo para diminuir seu tamanho, esmagando o crânio.
Ninguém acusado de torturar presos políticos durante a ditadura militar chegou a ser punido. Em 1979, o congresso aprovou a Lei da Anistia, que determinou que todos os envolvidos em crimes políticos incluindo os torturadores fossem perdoados pela Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário